Meu gato está agressivo e agora?



Meu gato está agressivo e agora?

Que os gatos são mais reclusos e não interagem demais já é de conhecimento de todos, mas quando eles começam a atacar o dono, as visitas e outros animais, ai já é um problema. Infelizmente, muita gente acha que o temperamento agressivo é uma característica dos gatos, mas a verdade é que não é.

Quando esses bichinhos ficam assim algum problema está acontecendo e existem formas de melhorar o temperamento do gato agressivo, por isso separamos os motivos e o que fazer para amenizar esse problema.

Motivos para a agressividade

Os principais motivos que levam um gato a se tornar agressivo são:

  • Medo de algo;
  • Dor ou desconforto;
  • Empolgação demais;
  • Sentindo-se ameaçado;

Geralmente dar para saber o motivo através dos sinais corporais do gato agressivo, ou seja, os momentos antes do ataque acontecer.

Gato na defensiva

Nessa situação o gato age como se fosse a vítima, muda a postura, as orelhas ficam levemente caídas, o corpo fica inclinado e o rabo preso ao corpo.

Geralmente isso acontece porque ele está com medo, e o instinto primário do gato é fugir, caso ele não encontre o meio de sair correndo ele irá atacar.

Solução

Nessa situação a melhor saída é disponibilizar, sempre para o gato, locais onde ele possa fugir e se esconder. Como prateleiras ou um local parecido com uma toca, assim ele não partirá para o ataque.

Gato na ofensiva

Nessa situação o gato age como um predador, a postura fica totalmente reta, orelha para cima, o pelo fica eriçado e o rabo duro. Geralmente existe um enfretamento e logo depois o gato parte para cima.

Geralmente isso acontece porque ele está se sentindo ameaçado, seja uma de forma territorial ou por se sentir desprotegido diante de alguma situação, então sem sombra de dúvidas ele irá atacar.

Outro motivo que leva o gato a ficar agressivo é a dor. É fácil perceber quando é essa causa, pois normalmente acontece quando alguém o acaricia e ele ataca, esse também pode ser um sinal de doença.

Solução



Caso o gato fique agressivo ao tocar nele, é sinal de dor, então é preciso leva-lo ao veterinário e realizar os exames necessários, para que então todos os problemas sejam resolvidos.

Já para o gato agressivo porque está se sentindo ameaçado, uma boa saída é dar atenção e transmitir segurança, assim ele ficará mais relaxado.

Conclusão

Gatos são difíceis de adestrar, então é necessário ficar atento aos sinais e conversar com um veterinário, pois ele saberá quais atitudes tomar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *